É FAKE!

É FAKE!

A má informação é mais desesperadora que a não-informação

Jacques Lacan

É FALSO! Voluntária da coronavac não sofreu choque anafilático.

A notícia que circula nas redes sociais informando que uma voluntária que tomou a vacina de origem chinesa precisou ser entubada por sofrer um choque anafilático, é falsa. Cabe ressaltar que, os estudos clínicos não detectaram, até então, nenhuma alteração grave nas pessoas que estão sendo testadas com a vacina chinesa no Brasil.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FALSO! Sistema imunológico sofre sim com o contágio.

Circulou pelas redes sociais um vídeo em que uma nutricionista afirma que o sistema imunológico tem capacidade de se defender do vírus causador da pandemia de Covid-19, no entanto, médicos desmentem tal informação. O sistema imunológico sofre com o contágio pro coronavírus, por isso o ideal é manter o distanciamento social. Para saber mais, leia a matéria na íntegra.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FALSO! Vacinas contra a Covid-19 não contém células de fetos abortados.

Algumas vacinas contra o corona fazem uso de uma linhagem de células embrionárias humanas, no entanto, esse procedimento é utilizado também na fabricação de outras vacinas e medicamentos já disponíveis no mercado. Compreenda melhor lendo a matéria.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FALSO! A ‘Ivermectina’ não combate o coronavírus.

Novamente, tem circulado nas redes sociais uma postagem em que um medicamento é apontado como preventivo no contágio de Covid-19. As autoridades de saúde alertam que a ivermectina não tem eficácia comprovada contra a Covid-19 e, além disso, salientam que o uso sem prescrição pode causar danos à saúde.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FALSO! China não comprou empresas brasileiras durante a pandemia.

Circula uma postagem nas redes sociais que afirma que a China comprou diversas empresas brasileiras, entre elas a TV Band e a CNN Brasil. Está informação é falsa. Quase todas as empresas citadas na postagem não foram compradas. Para saber, leia a reportagem completa.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE! Vacina chinesa testada no Brasil não provocou mortes.

Nas últimas semanas, tem circulado prints em que uma mãe relata ter perdido três filhos após estes tomarem vacina contra a Covid-19, essa informação é falsa. A vacina de origem chinesa, que está em fase de testagem na população brasileira, não produziu nenhum óbito. Para entender melhor, leia a reportagem completa.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo

É FALSO! As vacinas contra Covid-19 não alteram o material genético.

Médico explica que as vacinas contra o contágio de Covid-19 não interferem no material genético, ou seja, não causam mutações. Entenda melhor lendo a reportagem.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE! Gripe não é mais mortal que Covid-19

Apesar de os efeitos da pandemia da Covid-19 serem maiores, alguns países em 2009 adotaram medidas emergenciais para diminuir a propagação da H1N1. Viajantes passaram por triagens, casos suspeitos foram isolados, e aulas chegaram a ser suspensas.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE! Argentina não é o segundo maior em número de mortos por Covid-19

A notícia que circula trata de colocar a prova as práticas de distanciamento, usando como exemplo a Argentina como país que fez lockdown mas não entanto teve recorde de vítimas, porém essa notícia é falsa. Para entender melhor, assista o vídeo.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE! Máscaras de uso individual não causam danos ao organismo por causa do dióxido de carbono.

Segundo médicos, pessoas com dificuldades respiratórias podem sentir desconforto com item de proteção; no entanto, não há risco de intoxicação. Compreenda melhor lendo a reportagem disponível no ícone abaixo.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É fake! Não é verdade que em SP nenhuma pessoa em situação de rua morreu em decorrência de Covid-19.

Circula nas redes sociais um post que diz que nenhuma pessoa em situação de rua morreu no país por Covid-19. A publicação também é usada para afirmar que a pandemia do novo coronavírus é uma “farsa”. No entanto, isto não é verdade.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É Fake! Irmãos não morreram após tomarem vacina.

A notícia que circula nas redes sociais através de vídeo, no qual uma mulher afirma que três jovens irmãos morreram após tomarem a ‘’CoroVac’’, é falsa. Saiba mais lendo a reportagem.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE! As máscaras protegem SIM

Estudos científicos mostram que todas os tipos de máscaras caseiras oferecem proteção contra o coronavírus. Existe sim diferença de nível de proteção de acordo com o modelo, espessura do tecido e formato, no entanto, todas protegem. Um estudo afirma que o uso de máscara coíbe em 67% o contágio de Covid-19.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE! Não é verdade que a China e os EUA consideram a ‘’Cloroquina’’ 100% eficiente para curar a Covid-19.

As fake news envolvendo o uso da Cloroquina para o tratamento da Covid-19 não param. Dessa vez, circulou nas redes sociais um boato que afirma que Os Estados Unidos e a China comprovaram em 100% a eficácia da Cloroquina para tratamento da Covid-10, porém, isto não é verdade. Entenda melhor o caso lendo a notícia clicando no ícone abaixo.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE! O governo pode sim impor a obrigatoriedade da vacinação contra a COVID-10

A notícia que circula nas redes sociais, e reforçada pelo presidente Bolsonaro, não é verdade. Uma lei aprovada pelo próprio presidente prevê a possibilidade de vacinação compulsória como medida de enfrentamento da Covid-19. Além disso, o Código Penal prevê penalidades para quem se recusar a ser vacinado.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE! A Covid-19 não é um plano mundial para reduzir a população.

Circula pelas redes sociais um vídeo em que um médico italiano afirma que a Covid-19 é uma sigla para Certificado de Identificação de Vacinação com Inteligência Artificial, que seria um programa para controlar e reduzir a população mundial. Todas as informações do vídeo são falsas e o médico foi afastado de suas atividades profissionais por suas opiniões conspiratórias e negacionistas. Entenda melhor lendo a reportagem.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE. A OMS não orienta o uso da ‘’Cloroquina’’.

Novamente surgiram nas redes sociais mensagens que atestam os benefícios do uso da hidroxicloroquina para fins de combater a Covid-19. Desta vez o comunicado falsamente afirma que a Organização Mundial de Saúde recomenda o uso deste medicamento.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE. Os termômetros não causam câncer ou danos cerebrais.

Nos últimos dias, em algumas cidades como Pelotas, houve uma mudança no protocolo de alguns estabelecimentos em relação às precauções contra o coronovírus. Os clientes agora tem sua temperatura aferida no pulso e não mais na cabeça, pois de acordo com notícia difundida nas redes sociais, a luz vermelha do termômetro provoca danos na glândula pineal. No entanto, essa informação não é verdadeira.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE: os municípios NÃO recebem por óbito.

A mensagem que circula nas redes socias desde junho, que sugere que os municípios recebem 18 mil Reais por cada óbito decorrente da Covid-19, é falsa. Nesta semana a prefeitura de Pelotas voltou a público para esclarecer sobre essa notícia falsa que já havia sido desmentida há meses atrás.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FALSO o estudo do cientista britânico que mostra que 80% da população é imune ao coronavírus

Circula nas redes sociais um texto atribuído ao cientista britânico Karl Friston, no qual este afirmaria, através de pesquisa científica, que 80% da população mundial é imune ao vírus causador da Covid-19. Ainda segundo esta pesquisa, as pessoas assintomáticas não transmitem o coronavírus. Todas as informações são falsas. Entenda melhor lendo a reportagem.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


É FAKE: Receita caseira com vinagre, maçã e alho não mata o coronavírus.

Na última semana, viralizou o vídeo em que um homem ensina uma receita para, supostamente, eliminar o coronavírus do corpo. Infectologistas advertem que nenhum dos ingredientes da receita do vídeo tem ação antiviral, portanto, a receita caseira não tem ação sobre a Covid-19.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


Não é verdade que pesquisa da USP comprovou que pessoas em isolamento são mais vulneráveis a contaminação pelo coronavírus.

A pesquisa desenvolvida na USP, ainda em andamento, detectou apenas a presença do novo coronavírus no ar, isso não significa que as pessoas ‘’confinadas’’ estão mais vulneráveis a contaminação. Para entender a pesquisa, leia a reportagem completa.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


Não é verdade que de acordo com dados dos cartórios não houve 100 mil mortes por Covid-19 no BrasilNão é verdade que a Prefeitura Municipal de Pelotas utilizou uma sirene para alertar a população para o lockdown..

O vídeo gravado dia 8 de agosto e que ainda circula nas redes sociais se trata de uma brincadeira proposta por um humorista pelotense. O vídeo, que foi republicado por deputados, repercutiu no país inteiro.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo


Não é verdade que de acordo com dados dos cartórios não houve 100 mil mortes por Covid-19 no Brasil.

A mensagem que circula nas redes socias, dizendo que os cartórios brasileiros comprovam através de seus registros que não houve 100 mil óbitos em decorrência da Covid-19 no Brasil, é falsa. Tal mensagem não leva em consideração que os registros de cartório têm atrasos e subnotificações, além de omitir outras informações.

Confira a notícia verdadeira
clicando no ícone abaixo

%d blogueiros gostam disto: