Memórias do Isolamento

Memórias do Isolamento

Para os navegantes com desejo de vento, a memória é um ponto de partida.

Eduardo Galeano

Esta seção contém fragmentos de entrevistas realizadas com os mais diversos atores sociais, tais como representantes de movimentos sociais, agentes comunitários, líderes religiosos entre outros. Nessas entrevistas são abordadas suas vivências durante o período de isolamento devido à pandemia da COVID-19. Para além do relato de seus cotidianos as entrevistas são olhares sobre as comunidades em que, esses indivíduos, estão inseridos, abarcando suas dinâmicas de solução de problemas e enfrentamento da nova realidade. As entrevistas acontecem através de diálogo entre o entrevistado e os entrevistadores, em ambiente virtual, considerando o contexto do isolamento social. As falas dos entrevistados serão apresentadas em exposições de curta duração.

As entrevistas na íntegra, fazem parte do acervo do MuDI e estão disponíveis, para pesquisa, através do endereço de e-mail: mudiufpel@gmail.com.

Luciane Milgarejo

Luciane é enfermeira e atuou como líder de equipe em uma das unidades Covid no Hospital Universitário da Universidade Federal de Pelotas. Ela divide conosco um pouco de sua experiência enquanto profissional.


Viviane Castro de Paula

Viviane Castro de Paula é diarista e divide conosco sua experiência e impressões sobre como foi tratada contra a Covid-19 na rede de saúde pública de Pelotas/RS

Diego Rodrigues

Diego Rodrigues, Assistente Social, em Pelotas nos relata sobre a sua experiência com a pandemia na periferia de Pelotas, e trata principalmente da desocupação, durante o período pandêmico, de uma ocupação na Vila das Corujas.


Yalorixá Mãe Gisa de Oxalá

A Yalorixá Mãe Gisa de Oxalá fala um pouco sobre o projeto assistencial chamado Ori, criado por ela, que oferece reforço escolar para crianças, moradoras nas adjacências de seu terreiro, e, a partir do início da pandemia da Covid-19 passou a fornecer alimentos para aqueles que necessitavam.


Morgana Eneile Tavares de Almeida

Morgana Eneile Tavares de Almeida, Doula e Professora, moradora na cidade do Rio de Janeiro, divide conosco sua vivência e angustia de ter sido infectada pelo vírus Covid 19, no mês de março de 2020, momento em que pouco se acreditava no perigo da doença e que a população tinha pouca informação sobre o que devia fazer para se proteger.


Adalberto dos Santos Jr.

Professor Adalberto dos Santos Jr. do Curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, em isolamento em Málaga na Espanha, divide conosco um pouco de suas reflexões sobre a pandemia e os impactos desse cenário em seu cotidiano e formas de perceber a vida.

%d blogueiros gostam disto: